quarta-feira, 3 de junho de 2009

Minerais no Corpo Humano


Minerais

Minerais são substâncias inorgânicas necessárias à saúde equilibrada do corpo humano. Estão presentes nos tecidos corporais em pequenas quantidades. Aproximadamente 4% do peso do nosso corpo são representados pelos minerais.

Funções essenciais dos minerais:
  • Como matéria prima dos ossos e dentes (armazenam mais de 80% dos minerais do corpo humano, por exemplo, o cálcio, o fósforo e o magnésio);

  • Para desencadear os processos enzimáticos do organismo, vitais para todas as células;

  • Para controlar o equilíbrio, a quantidade e a composição dos fluídos orgânicos, dentro e fora das células.

Atuam de várias formas no organismo dependendo de sua função principal. Alguns participam de forma direta ou indireta na formação de ossos e dentes, outros mantém o equilíbrio de líquidos e substâncias do corpo, controlam os batimentos cardíacos e impulsos nervosos, alguns promovem o funcionamento adequado de muitos sistemas do corpo além de auxiliarem as vitaminas e enzimas na realização de processos metabólicos (síntese - formação de glicogênio a partir da glicose, das gorduras a partir dos ácidos graxos e do glicerol e das proteínas a partir dos aminoácidos).

Podem ser classificados de acordo com a quantidade necessária de ingestão na dieta diária, desta maneira os microminerais (quantidades menores que 100mg/dia) e os macrominerais (quantidades maiores que 100mg/dia).

Microminerais

  1. Cobre: O cobre está presente nos cigarros, nas pílulas anticoncopcionais, e nos gases das descargas dos automóveis. É indispensável para a utilização da vitamina C. Não há dose específica, mas recomenda-se de 2 a 3mg para adultos. Mantém a energia, ajudando a absorver o ferro. Pode ser encontrado na ervilha, trigo integral, ameixa, fígado e vitelo de boi, camarão e a maioria dos frutos do mar.

  2. Ferro: É essencial para a vida, responsável pela formação da hemoglobina, da mioglobina e de certas enzimas. Apenas 8% do ferro ingerido são absorvidos e entram na corrente sanguínea. A dose diária recomendada é de 10 a 18mg para adultos e 30 a 60mg para gestantes ou lactantes. Café ou chá em grandes quantidades inibem a absorção de ferro. O ferro ajuda no crescimento, promove a resistência às doenças, evita a fadiga, a anemia e garante uma boa tonalidade à pele. Pode ser encontrado no fígado de porco, rim, coração e fígado de boi, fécula de batata, mariscos crus, pêssego seco, carne mal passada, ostra, gema de ovo, nozes, aspargo, feijão, aveia e melado.

  3. Zinco: É um mineral essencial para a síntese de proteínas. Ele também atua dirigindo a contratitibilidade dos músculos e auxiliando na formação da insulina. Outro fator importante é que o zinco age na estabilização sanguinea, mantendo o equilíbrio ácido-básico do organismo. A dose diária recomendada é de 15mg para adultos, sendo ligeiramente aumentada para grávidas e lactantes. Acelera a cicatrização de ferimentos internos e externos. Elimina manchas brancas das unhas. Evita problemas de próstata. Promove o crescimento e a acuidade mental. Diminui os depósitos de colesterol, além de ajudar no tratamentode distúrbios mentais. É encontrado na carne de boi, de carneiro, lombo de porco, germe de trigo, levedo de cerveja, semente de abóbora, ovo, leite desidratado sem gordura e mostarda em pó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário